Você olha a boca do seu pet após o passeio?

Você algum dia após um passeio no parque, ou na sua própria rua, ao voltar para casa, examinou a boca do seu pet para ver se não tinha nada de diferente?

Passeios no verão são bem mais confortáveis para você e para o seu pet, porém,além de ser mais confortável para vocês, este clima também é bem mais propicio para a presença de carrapatos em gramas, parques, cachorródromos. Após um belo passeio o tutor do animal normalmente procura no corpo do bichano se há algum carrapato ou pulga presente, para que seja retirado imediatamente, sem causar muitos danos. Porém nunca analisamos todas as áreas, como por exemplo a boca do seu pet, algum dia você já examinou?

Bom, após os passeios, os carrapatos são principalmente os que mais geram preocupação por conta das doenças sérias que podem transmitir, todo mundo já ouviu pelo menos falar da ”doença do carrapato”, que atinge de maneira direta os cães causando lesões sérias. Por isso, a inspeção é importante em todo o corpo do animal, embaixo da cauda, em suas regiões intimas, até mesmo a boca do seu pet.

A boca do meu pet? Sim!

Muitos donos esquecem de analisar esta porta para infecções. Não é novidade que os cães são extremamente curiosos, e que, adoram cheirar e lamber tudo que veem pela frente, por pura curiosidade, e é nessa curiosidade que muitas vezes eles podem acabar com alguns carrapatos dentro da sua boca. E eles se alojarem por ali, até que sejam notados.

Uma foto está circulando pela rede, pela página Homestead & Survival, a qual aparece um cão com um carrapato dentro de sua boca.

boca do seu pet

A descrição da foto é:
”A maioria das pessoas nunca olha para dentro da boca de seu cachorro ou gato para ver se tem algum problema.
Com a temporada de carrapatos forte em todo o país e em muitas partes do mundo, muitos de nós temos o costume de verificar os nossos animais de estimação completamente da cabeça aos pés quando terminamos um passeio.
Um dos últimos lugares que jamais pensamos verificar (além de sob suas caudas) é dentro de suas bocas”.

Remover um carrapato da boca do seu pet pode ser um pouco mais difícil do que de outras partes do corpo, como o ambiente é delicado, sensível e de difícil acesso,  principalmente se você não tem o costume de manipular este local, confira estas dicas para o melhor modo de remoção:

1 – Coloque luvas, o carrapato se não retirado de maneira delicada, pode estourar, e isto pode fazer com que ele libere material infecioso para dentro da boca do seu pet.

2 – Localize de maneira clara e segura onde está o carrapato, e não o perca de vista.

3 – Com uma pinça fina, pressione a pinça contra a pele do animal, de maneira delicada, e suave, para que você consiga fazer uma ”alavanca” e retirar o carrapato sem esmagá-lo.

4 – Após a retirada do carrapato, limpe o local com algum anti-séptico local.

Vale lembrar que deve ser feita a inspeção em todo o corpo do animal, inclusive em locais como: Embaixo do rabo, regiões íntimas, e até mesmo na boca, e dentro das orelhas.

E se seu pet não deixar mexer? Não tem problema! Corra ao seu Médico Veterinário de confiança para que ele faça a remoção, o que não vale é deixar o carrapato no seu amigão! 

Fonte: Historias com valor.

 

 

 

 

Recent Posts

Leave a Comment