Cachorro com mau hálito: Conheça as causas e como evitar

O mau hálito, também chamado de halitose de um cão muitas vezes indica que existe um problema ou doença.  É possível que haja causas ocultas, algumas das quais podem ser bem sérias.

A principal causa de mau hálito em cães é o acúmulo de placa bacteriana, conhecido como tártaro. Os donos devem ter em mente que a higiene bucal do peludo deve ser diária. Isso evita que as bactérias se acumulem e causem o mau cheiro. Para esses casos o tratamento é simples, uma limpeza dos dentes e a destartarização, são o suficiente.

DSCN0338

Descartada a questão da higiene, deve-se investigar o que está causando o mau hálito. Dietas com comidas impróprias, como comidas de humanos e doces, são potenciais causadores de mau hálito. A ração seca, por provocar atrito ao ser mastigada, auxilia na limpeza dos dentes, impedindo a formação de placa e diminuindo a possibilidade de halitose.

Quais doenças podem causar mau hálito em cães?

Além da alimentação, existe uma série de fatores que podem causar o mau hálito. As doenças responsáveis por provocar halitose são, geralmente, causadas por bactérias, que alteram a acidez do corpo e passam a produzir gases, que são os responsáveis pelo mau cheiro que é exalado pela boca. Mas também podem ser doenças como a diabetes, que não são causadas por agentes externos. Dentre as doenças que provocam halitose estão:

  • Diabetes
  • Inflamações na garganta e nariz;
  • Doenças renais;
  • Problemas gastrintestinais – como o alargamento do esôfago;
  • Infecções;
  • Câncer;
  • Doenças periodontais – gengivites.

Das doenças acima, a causadora mais comum do mau hálito é a gengivite. Quando a gengiva está inflamada, ela passa a ser o ambiente perfeito para bactérias, contribuindo na formação de placa e tendo como resultado o mau hálito. Cães de raça braquicefálica, com focinho curto, têm uma maior propensão aos problemas periodontais, porém todas as raças podem ter esse tipo de problema.

Para fazer o diagnóstico correto das causas da halitose, você deve procurar um médico veterinário. Só ele será capaz de identificar e tratar a real causa do problema.

A halitose tem tratamento? 

A halitose tem tratamento. O importante é tratar a causa do mau hálito. Se ele for uma consequência de alguma doença, uma vez que ela seja tratada, elimina-se o mau hálito. Por essa razão, é crucial consultar um médico veterinário para diagnosticar e assim, tratar o pet.

Há como prevenir o mau hálito?

A prevenção do mau hálito consiste em manter hábitos saudáveis e higiênicos. Escovar os dentes do seu cachorro e fornecer uma alimentação saudável é o suficiente para prevenir os casos mais comuns de halitose.

Com a escovação em dia e bem alimentado, o sistema imunológico do cão fica mais resistente a uma série de doenças, inclusive as periodontais. Consulte o Médico Veterinário e peça que ele lhe indique a maneira mais adequada de alimentar e cuidar dos dentes do seu pet!

Nós da Laboratório Biox do Brasil indicamos para higienização bucal do seu pet  LIMP DENT, pois auxilia na prevenção da placa bacteriana e no controle do mau hálito.

Recent Posts

Leave a Comment