Anemia em cães: Causas e tratamento

Anemia em cães não é propriamente uma doença, mas sim uma consequência de alguma enfermidade ou condição que causa a diminuição da produção, destruição ou perda de hemoglobina no sangue.

A anemia em cães é definida como uma diminuição do número de glóbulos vermelhos. Os glóbulos vermelhos são as células do sangue, que transportam o oxigênio para os órgãos, por isso que a diminuição do seu número é preocupante.

O sangue é formado na medula óssea e para isso, além de necessitar de uma fonte de ferro na alimentação e algumas vitaminas, a medula óssea precisa de um estímulo para produzir sangue. Por esse motivo, uma alimentação deficiente e desnutrição podem levar os animais ao estado de anemia.

Existem alguns tipos de anemias:
Hemolíticas: Autoimune, causadas por parasitas.
Hemorrágicas: Perdas significativas;
Origem medular: Deficiência na produção.
É na medula óssea que são produzidas as células que compõem o sangue. Caso ocorra algum erro no processo ou algum fator que altere a produção das células sanguíneas, poderá resultar em anemia.

Algumas causas de anemia:
Acidentes: Grande quantidade de perda de sangue, devido à hemorragia tanto interna quanto externa.
Parasitos: Carrapatos(Erliquiose e Babesiose), os vermes intestinais e as pulgas têm como fonte de alimentação o sangue do animal. Em infestações crônicas, podem levar o cachorro a ter um quadro de anemia, principalmente se for um filhote.
Alimentação: Quando inadequada leva à deficiência extrema de vitaminas e ferro, que são essenciais para a produção de sangue.
Doença renal crônica: Com a falta da produção de eritropoietina, a medula não é estimulada a produzir células e, com isso, pode ocorrer à anemia.
Essas são algumas causas de anemia em cães. Para o tratamento mais adequado, procure um Médico Veterinário. Somente ele poderá determinar a real causa da anemia e realizar um tratamento específico.

Sinais Clínicos

  • Mucosas pálidas;Anemia em cães
  • Perda de apetite e de peso;
  • Indisposição;
  • Urina escura;
  • Depressão e cansaço excessivo

    O tratamento irá depender do tipo de anemia diagnosticada pelo Médico Veterinário. Para o tratamento da anemia hemolítica, de origem hemoparasitária, é necessário, que se trate a doença.Se for por perda de sangue, o Médico Veterinário deverá encontrar a hemorragia e tratar adequadamente.

    No caso de anemia medular, poderá ser necessária uma transfusão de sangue e o tratamento da causa dessa aplasia medular. Existem algumas formas de tratar a anemia com medicamentos que são capazes de estimular a produção de sangue na medula, com uma alimentação adequada, com suplementos de vitaminas, transplante de medula óssea, vermífugos e nos casos mais graves, por meio de transfusões de sangue.

    Nós do laboratório Biox do Brasil, indicamos como coadjuvante no tratamento de anemias em cães hemolíticas o produto Hemobiox Pet, um suplemento vitamínico mineral indicado para Cães, Gatos, Aves, Répteis e Roedores como auxiliar nos processos de desnutrição, metabolismo celular principalmente de células sanguíneas (hemácias), fases de crescimento, lactação e gestação. Recuperação de animais anêmicos e verminóticos. Coadjuvante para boa performance de animais atletas.

  • Mesmo com o tratamento médico correto, 40% dos casos de anemia em cães severa vão a óbito. Portando é muito importante o acompanhamento do seu animal, caso suspeite de anemia, leve imediatamente a um Médico Veterinário de confiança.

    * Sempre consulte um Médico Veterinário de confiança. 

Recent Posts

Leave a Comment